notícia do dia

Wednesday, January 17, 2007

LULA DIZ QUE É “PAI” DE TODOS


A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados em Brasília está dando o que falar. Por enquanto, a briga está entre os governistas Arlindo Chinaglia (PT) e Aldo Rebelo (PC do B), que busca a reeleição. Mas, o oposicionista Gustavo Fruet (PSDB) deve entrar na "batalha" na próxima semana, quando receberá apoio oficial da bancada tucana.

Com isso, o clima começa a "esquentar": o deputado Aldo Rebelo tem o apoio, além de seu partido, do PSB e PFL. Já Arlindo Chinaglia, além do PT, conta com o PR (fusão do PL e Prona), PMDB e PSDB. Hoje, PP e PTB também anunciaram apoio à Chinaglia.

No entanto, o PSDB deve sair do grupo e passar a apoiar, a partir de então, a candidatura de Fruet. Fato curioso foi o do até então líder do PSDB na Câmara, Jutahy Júnior, ter decido apoiar na semana passada Chinaglia, o que provocou protestos até do ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso.

Jutahy deve passar na próxima semana, a liderança do PSDB para Antonio Carlos Pannunzio. Segundo o partido, apesar do "mal estar" provocado pelo apoio inicial ao petista, a substituição de Jutahy não tem qualquer relação com o fato, e se trata apenas de uma decisão comum em se trocar os líderes da bancada no final da legislatura.

Mas, quem está mesmo em uma situação complicada é o presidente Luís Inácio Lula da Silva, com a disputa pela Casa entre seus dois "filhos", como prefere assim definir diplomaticamente. "Quando você tem dois companheiros que você considera como irmãos, como filhos, você não toma partido. Você espera que eles resolvam. Se eles não resolverem entre os dois, que a democracia, pela sua maioria absoluta, eleja aquele que a Câmara entender que é melhor para ela", afirmou Lula.

Com a perda do apoio dos tucanos, Chinaglia deve buscar novos aliados na Câmara e Rebelo deve buscar fortalecer as parcerias. Já o candidato da 3ª via, Gustavo Fruet, chega com forte apoio do presidente do partido, Tasso Jereissati, que afirma que o "tucano é a melhor opção para a Câmara". Já o governador de São Paulo, José Serra, disse que Fruet "é um deputado bastante competente e um dos melhores da Câmara". Deixando de lado o sentimento "paternal" do Governo, a eleição da Casa está marcada para o dia 1º de fevereiro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home