FRUET, O FILHO “BASTARDO” DE LULA, ENTRA NA DISPUTA
Hoje, o deputado Gustavo Fruet (PSDB/PR) entrou oficialmente na disputa pela presidência da Câmara, em Brasília. O PSBD aprovou, nesta tarde, por aclamação o apoio ao candidato.
Para Freut, a disputa pela presidência da Câmara é um ato de democracia: "Eles (Chinaglia e Aldo Rebelo) são o governo, eu sou a Câmara. Aqui não é disputa de quem é mais leal ao governo, onde se consola os aliados derrotados e compensa os vencedores", afirmou o tucano.
O presidente Luís Inácio Lula da Silva, que se definiu como "pai de todos" os candidatos à presidência da Câmara, na semana passada, ainda não se pronunciou sobre a candidatura de seu mais novo "filho bastardo", já que Freut é da oposicão ao governo. O tucano é do grupo da "terçeira via", que reúne deputados do PPS, PV, do próprio PSDB e do PSB. Apesar disto, o PSB decidiu, hoje, apoiar a reeleição do então presidente da Casa, Aldo Rebelo. Mas, a decisão não agradou a todos os membros do partido que deverão seguir por caminhos opostos: a deputada Luiza Erundina (SP) irá dar apoio a Fruet, enquanto Júlio Delgado (MG) trabalhará por Chinaglia.
O petista contará com esse tipo parceria individual para, talvez, resolver a disputa ainda no 1º turno das eleições da Câmara. Ele é o candidato que tem o maior número de apoios na bancada da Assembléia: PT, PMDB, PR (fusão do PL, Prona e PSC), PTB e PP. Já Aldo Rebelo tem como aliados: PC do B, PSB e PFL. Freut, por enquanto, tem somente o PSBD. Inicialmente, o então líder da bancada, Jutahy Magalhães, anunciou apoio à Chinaglia. Hoje, Jutahy passou o cargo para Antonio Carlos Pannunzio. Segundo o PSDB, a troca de líderes foi anunciada ainda em 2006, e não tem qualquer relação com o fato do até então líder do partido ter declarado apoio inicial ao petista.
Os três candidatos irão participar de um debate, na próxima segunda-feira (29), na Tv Câmara, com transmissão ao vivo pela emissora. A eleição será no dia 01 de fevereiro.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home